Aspectos sobre a esportivização, mercantilização e espetacularização dos jogos eletrônicos

Autores

  • MATHEUS BORSATO Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, matheusborsato@hotmail.com
  • MARCOS ROBERTO BRASIL Centro Universitário Guairacá, Guarapuava, Paraná, Brasil, brasilmr@hotmail.com.b
  • VERONICA VOLSKI MATTES Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, vero_edf@hotmail.com
  • VINICIUS MACHADO DE OLIVEIRA Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, oliveira_vm@hotmail.com
  • JULIANO DE SOUZA Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, julianoedf@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v23.57704

Palavras-chave:

Jogos Eletrônicos. E-Sports. Pierre Bourdieu. Anthony Giddens.

Resumo

Os esportes eletrônicos têm-se tornado uma prática esportiva relevante, tanto em sua organização na esfera profissional, quanto nas questões que desperta no âmbito acadêmico. Nesses termos, o objetivo do artigo foi apresentar indícios acerca do processo de esportivização, mercantilização e espetacularização dos e-Sports. Para dar conta da investigação, reunimos fontes a partir do método exploratório a caracterizar o desenvolvimento dos jogos eletrônicos como uma nova prática esportiva, especificamente como um subcampo esportivo, levantando dados históricos a respeito de sua evolução como prática social, tendo como suporte teórico as contribuições da sociologia de Pierre Bourdieu, aliadas às análises de Anthony Giddens como ponto de sustentação teórica complementar.

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Publicado

2020-07-21

Como Citar

BORSATO, M.; BRASIL, M. R.; MATTES, V. V.; DE OLIVEIRA, V. M.; DE SOUZA, J. Aspectos sobre a esportivização, mercantilização e espetacularização dos jogos eletrônicos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. DOI: 10.5216/rpp.v23.57704. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/57704. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios