Direito ao esporte: possibilidades a partir de políticas multicêntricas, regulatórias e redistributivas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.55426Palavras-chave:
Esporte, Políticas públicas, Parceria público-privada, Gênero.Resumo
Objetivamos analisar exemplos de políticas estatais ou privadas que estabelecem contraprestações sociais a instituições esportivas ou educacionais que possuem apelo junto ao mercado e/ou que recebem recursos públicos. Construímos um ensaio pautado na análise de documentos intencionalmente selecionados que ilustram políticas de repasse de serviços públicos à iniciativa privada, equiparação entre gêneros ou desenvolvimento de modalidades esportivas ou faixas etárias diversas. Discutimos e finalizamos o texto apontando lacunas na legislação/política esportiva brasileira que poderiam ser supridas por políticas de caráter multicêntrico, regulatório e redistributivo semelhantes as dos casos estudados, com potencial de contribuir para garantia do direito ao esporte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).