O conteúdo lutas no ensino médio: discursos dos professores de Educação Física da fronteira Brasil-Bolívia
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54938Palavras-chave:
Lutas. Educação Física. Ensino Médio.Resumo
O trabalho objetivou analisar o discurso dos professores de nível médio sobre a aplicação do conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física em Corumbá/MS, cidade fronteiriça Brasil-Bolívia. Baseamos, metodologicamente, no trabalho de Ferreira (2006) ao adaptar o seu modelo de pesquisa. Os resultados apontaram que a maioria (83%) dos entrevistados têm o conteúdo no seu plano de ensino. Contudo, a grande parte utiliza de procedimentos que não oportunizam vivências. Observamos ainda o predomínio da Capoeira a ser trabalhada, ao contrário com as Lutas informais. A maioria entende que o conteúdo em debate não gera violência e agressão, mas que isso dependeria da atitude do professor. Nossos resultados aproximam do estudo tomado como referência e apontam outras preocupações sobre o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).