"E aí? Como vai a escola?": uma revisão sistemática sobre o papel da formação esportiva no processo de escolarização de atletas adolescentes

Autores

  • Giovana Rastelli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexsandra da Silva Bandeira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54863

Palavras-chave:

Atletas, Adolescentes, Formação esportiva, Escolarização.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar se a formação esportiva tem impacto sobre a escolarização de atletas adolescentes que cursam a educação básica, através de uma revisão sistemática. Para a busca foram utilizadas as bases de dados Eric (Pro Quest), Lilacs, Scielo, Scopus, Sportdiscus e Web of Science. Foram incluídos artigos originais publicados nos últimos 20 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Artigos que discutem populações específicas foram excluídos. Foram encontrados 298 estudos, e após o processo previsto pelo fluxograma prisma, restaram 8 artigos para fundamentar a discussão. A escola é compreendida como fundamental por mobilizar estratégias para a permanência dos atletas na instituição, pais e professores também possuem responsabilidade no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-14

Como Citar

RASTELLI, G.; BANDEIRA, A. da S. "E aí? Como vai a escola?": uma revisão sistemática sobre o papel da formação esportiva no processo de escolarização de atletas adolescentes. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.54863. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54863. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos de Revisão