"E aí? Como vai a escola?": uma revisão sistemática sobre o papel da formação esportiva no processo de escolarização de atletas adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54863Palavras-chave:
Atletas, Adolescentes, Formação esportiva, Escolarização.Resumo
O objetivo do estudo foi identificar se a formação esportiva tem impacto sobre a escolarização de atletas adolescentes que cursam a educação básica, através de uma revisão sistemática. Para a busca foram utilizadas as bases de dados Eric (Pro Quest), Lilacs, Scielo, Scopus, Sportdiscus e Web of Science. Foram incluídos artigos originais publicados nos últimos 20 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Artigos que discutem populações específicas foram excluídos. Foram encontrados 298 estudos, e após o processo previsto pelo fluxograma prisma, restaram 8 artigos para fundamentar a discussão. A escola é compreendida como fundamental por mobilizar estratégias para a permanência dos atletas na instituição, pais e professores também possuem responsabilidade no processo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).