O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar

Autores

  • Otávio Nogueira Balzano Universidade La Salle
  • Abraham Lincoln de Paula Rodrigues Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Gilberto Ferreira da Silva Universidade La Salle
  • João Alberto Steffen Munsberg Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54835

Palavras-chave:

Futebol. Ferramenta. Inclusão social. Inclusão escolar.

Resumo

O Projeto Esporte Social foi desenvolvido em uma escola particular de Porto Alegre visando incluir atletas negros e de classes populares na escola. O objetivo do estudo foi verificar se o futebol pode ser uma ferramenta de inclusão social e escolar. Foi uma pesquisa qualitativa e observacional participativa. O fato dos alunos jogarem futebol facilitou sua aceitação na escola, e o “habitus” adquirido no esporte tornou-os mais seguros e maduros para lidarem com as dificuldades cotidianas. Por fim, conclui-se que o futebol, assim como o esporte em geral, constitui uma ferramenta poderosa no processo de inclusão social e escolar de jovens.

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Biografia do Autor

Otávio Nogueira Balzano, Universidade La Salle

Doutorando em Educação da Universidade La Salle; Bolsista CAPES; Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural

Abraham Lincoln de Paula Rodrigues, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza.

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle

Doutor em Educação; Professor do PPGEdu na UNILASALLE; Pesquisador do CNPq; Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural

João Alberto Steffen Munsberg, Universidade La Salle

Doutorando em Educação da Universidade La Salle; Bolsista CAPES; Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

BALZANO, O. N.; RODRIGUES, A. L. de P.; DA SILVA, G. F.; MUNSBERG, J. A. S. O futebol como ferramenta de inclusão social e escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.54835. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54835. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais