Revisão sistemática sobre as situações de aprendizagem do treinador brasileiro: mediadas, não mediadas e internas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54642Palavras-chave:
treinador esportivo, situações de aprendizagem, desenvolvimento.Resumo
O objetivo do estudo foi revisar sistematicamente a literatura sobre as fontes de aprendizagem dos treinadores brasileiros, a partir da categorização em situações mediadas, não mediadas e internas. As bases de dados ERIC, PubMed, Bireme, Scielo, Lilacs e Google Scholar foram acessadas e 11 estudos foram incluídos para análise. Verificou-se que com relação às situações mediadas, os treinadores brasileiros recorrem aos cursos de formação acadêmica e os cursos de curta duração. A experiência tanto enquanto atleta, como treinador foram as mais recorrentes como situações não mediadas e, por fim, enquanto situação de aprendizagem interna a reflexão aparece de forma robusta em apenas alguns estudos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).