O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros

Autores

  • Caroline Broch
  • Fabiane Castilho Teixeira Centro Universitário de Maringá – Unicesumar.
  • Claudio Kravchychyn Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Educação Física.
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Educação Física.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54596

Palavras-chave:

Trabalho docente, Ensino superior, Educação Física.

Resumo

O artigo objetivou investigar o trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros. A pesquisa caracterizou-se como revisão sistemática da literatura e buscas foram realizadas nas bases de dados Lilacs, Scielo, SportDiscus e Web of Science. A amostra foi composta por três artigos científicos. A análise descritiva e o método de análise de conteúdo subsidiaram o tratamento dos dados. As publicações destacaram preocupações com a qualificação profissional e, ainda, que interesses mercadológicos e precárias condições de trabalho são elementos que interferem no exercício profissional. Conclui-se que essa temática é incipiente e periférica na produção científica da área, requerendo maior empreendimento de seus pesquisadores.

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Biografia do Autor

Caroline Broch

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Fabiane Castilho Teixeira, Centro Universitário de Maringá – Unicesumar.

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.

Claudio Kravchychyn, Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Educação Física.

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.

Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Educação Física.

Doutora em Educação Física.

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Publicado

2019-09-26

Como Citar

BROCH, C.; TEIXEIRA, F. C.; KRAVCHYCHYN, C.; BARBOSA-RINALDI, I. P. O trabalho docente no ensino superior em Educação Física sob a ótica dos pesquisadores brasileiros. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.54596. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/54596. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão