O se-movimentar na dança em cadeira de rodas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.54588Palavras-chave:
Dança em cadeira de rodas, Movimento humano, CorpoResumo
Neste estudo, propõe-se uma reflexão acerca do entendimento de “corpo substancial” e “corpo relacional”, suas implicações com o movimento humano e decorrências na Dança em Cadeira de Rodas (DCR). Compreendemos a DCR enquanto uma manifestação recente, sendo relevante pensar na pessoa com deficiência física e seus meios de comunicação e interação. Consideramos pertinente utilizar-se da Pesquisa Teórica, privilegiando uma compreensão inicial de atores teóricos para chegar aos atores empíricos, os dançantes em cadeira de rodas. Ultimamos que estes se-movimentam para além de sua deficiência e limitações físicas por compreendermos que a experiência na dança é fruto das características do próprio se-movimentar da dança: livre, espontâneo, autêntico, expressivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).