Educação Física, gênero e cinema: contribuições para a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53919Palavras-chave:
Educação Física, Educação Superior, Cinema como assunto, Gênero.Resumo
O cinema pode ser considerado um veículo audiovisual dotado de complexa linguagem e eminente potencial educacional. Nesse sentido, o presente ensaio apresenta reflexões que partem de um aporte teórico em diálogo com experiências pedagógicas no campo da formação docente em Educação Física e cinema. Tal processo teve como objetivo articular o recurso imagético aos saberes e práticas docentes, ampliando as discussões sobre gênero nas práticas corporais e esportivas. Além dos debates, as experiências pedagógicas geraram diferentes produções acadêmicas que permitiram aos futuros docentes vivenciarem as contribuições do cinema como recurso capaz de estabelecer inter-relação entre a formação acadêmica e a sociedade a partir de reflexões e debates.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).