"Capoeiras”: a representação da mulher nessa arte-luta brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.53601Palavras-chave:
Capoeira, Mulher, Gênero, Sexismo.Resumo
A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira, considerada um fenômeno plural e objeto de estudo de diversas áreas que buscam compreender melhor os diferentes processos que a constitui. Tendo em vista o crescimento da participação feminina na prática e com ele os desafios encontrados por essas mulheres para alcançar ascensão e reconhecimento no meio capoeirístico, o presente estudo tem como objetivo descrever como aconteceu e acontece a inserção e representação desses corpos femininos na capoeira. A partir desta pesquisa de caráter qualitativo e bibliográfico identificamos que há preconceitos na participação feminina dentro da capoeira e que existem barreiras a serem superadas pela própria capoeira e seus agentes para melhor inserir a mulher dentro deste espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).