Relação entre atividade física e Síndrome de Burnout em estudantes universitários: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.52184Palavras-chave:
Esgotamento Profissional, Atividade Física, Universidades, Estudantes.Resumo
Esta revisão sistemática visa analisar a literatura científica sobre a relação entre a atividade física e a síndrome de Burnout em estudantes universitários. Esta revisão seguiu as recomendações do Preferred reporting items for Systematic Review sand Meta-análise (PRISMA). A análise foi feita por meio da revisão sistemática de artigos publicados nas bases de dados PubMed, SCOPUS, Web of Science e PsycInfo, em português, inglês e espanhol. Identificaram-se 99 estudos, todos publicados em inglês, porém apenas três estudos preencheram os critérios de inclusão. Os sintomas da síndrome de Burnout estiveram presentes em uma quantidade significativa da amostra. O nível de atividade física influenciou a percepção dos sintomas, tendo os alunos mais ativos demonstrado escores menores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).