Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51934Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil, Aprendizagem, Avaliação educacionalResumo
Resumo
Considerando a importância da diversidade de experiências motoras aquáticas para a melhor relação do indivíduo com o ambiente, o presente estudo teve como objetivo analisar as atividades realizadas na iniciação de crianças à natação. Ao longo deste estudo foram identificadas e analisadas as atividades propostas por professores em 36 aulas observadas de modo sistemático. Dentre os resultados, das 36 aulas, de oito professores, 33 continham atividades de técnica de nado, em um total de 86 exercícios somados e realizados 134 vezes. Conclui-se que há a necessidade de se repensar a pedagogia da natação, pois a predominância no cenário atual é o ensino técnico dos quatro estilos competitivos, antes mesmo do indivíduo se tornar independente e demonstrar competência no meio aquático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).