Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças

Autores

  • Júlia Mello Fiori Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Flávio Antônio de Souza Castro Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luísa Beatriz Trevisan Teixeira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rossane Trindade Wizer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51934

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Aprendizagem, Avaliação educacional

Resumo

Resumo

Considerando a importância da diversidade de experiências motoras aquáticas para a melhor relação do indivíduo com o ambiente, o presente estudo teve como objetivo analisar as atividades realizadas na iniciação de crianças à natação. Ao longo deste estudo foram identificadas e analisadas as atividades propostas por professores em 36 aulas observadas de modo sistemático. Dentre os resultados, das 36 aulas, de oito professores, 33 continham atividades de técnica de nado, em um total de 86 exercícios somados e realizados 134 vezes. Conclui-se que há a necessidade de se repensar a pedagogia da natação, pois a predominância no cenário atual é o ensino técnico dos quatro estilos competitivos, antes mesmo do indivíduo se tornar independente e demonstrar competência no meio aquático.

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Biografia do Autor

Júlia Mello Fiori, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Júlia Mello Fiori

Último grau acadêmico: Graduação em Ensino Superior

Endereço Profissional: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), UFRGS. Rua Felizardo, 750. Jardim Botânico, CEP 90690-200. Porto Alegre, RS.

Contato: (51)984421075

Licenciada (2017) e Bacharela (2018) em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente mestranda em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós Graduação também da UFRGS. Atua na área da natação, principalmente nos seguintes temas: treinamento, pedagogia da natação e outros esportes aquáticos.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2395459781601132

Flávio Antônio de Souza Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Flávio Antônio de Souza Castro

Último grau acadêmico: Doutorado

Endereço Profissional: Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), UFRGS. Rua Felizardo, 750. Jardim Botânico, CEP 90690-200. Porto Alegre, RS.

Professor Associado na ESEFID/UFRGS, onde lidera o Grupo de Pesquisa em Esportes Aquáticos. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: treinamento, biomecânica, fisiologia e pedagogia da natação e de outros esportes aquáticos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7358099699936458

Luísa Beatriz Trevisan Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Luísa Beatriz Trevisan Teixeira

Último Grau Acadêmico: Mestrado

Endereço Profissional: R. Felizardo, 750 - Centro Natatório UFRGS- Grupo de Pesquisa em Esportes Aquáticos ESEFID, Jardim Botânico, Porto Alegre - RS, 90450-190

Contato: (51)991031457


Mestrado em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Graduação em Educação Física Bacharelado (ESEFID - UFRGS); Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Esportes Aquáticos (GPEA - UFRGS); participa do Estudos do Corpo desde 2012 (atualmente, Extensão da Faculdade de Educação da UFRGS); possui capítulos de livros publicados, nas temáticas: Performance, Artes, Educação, Corpo e Fotografia.; Participou do Grupo de Estudos em Arte, Corpo e Educação (GRACE - UFRGS); Desenvolve desde 2011 pesquisa de Corpo e Criação em Educação Física; O corpo na dança; atualmente desenvolve pesquisa de Imagem e o Movimento Humano; Biomecânica da Locomoção Aquática e Terrestre.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3006976265000992

Rossane Trindade Wizer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rossane Trindade Wizer

Último grau acadêmico: Mestrado

Endereço Profissional:  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Alvorada. Rua Professor Darcy Ribeiro, 121, bairro Campos Verdes, Alvorada/RS - CEP 94834-413

Contato: (51) 99103-1584 | comunicacao@alvorada.ifrs.edu.br


Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano e professora de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área da Natação e Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: natação, desenvolvimento motor, pedagogia do movimento.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7336156788312130

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Publicado

2019-08-02

Como Citar

MELLO FIORI, J.; DE SOUZA CASTRO, F. A.; TREVISAN TEIXEIRA, L. B.; TRINDADE WIZER, R. Pedagogia da natação: análise das atividades realizadas em aulas para crianças. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.51934. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/51934. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais