O corpo na formação inicial em pedagogia: uma análise dos currículos das universidades federais do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51828Palavras-chave:
Pedagogia, Currículo, CorpoResumo
O presente artigo apresenta o lugar do corpo nas bases curriculares dos cursos de Pedagogia das universidades federais do Brasil e as concepções privilegiadas. Para o levantamento dos dados nos currículos dos cursos de Pedagogia, utilizou-se para a busca das disciplinas as palavras-chave: corpo, movimento e educação física. Para a organização dos dados, recorreu-se a Técnica de Análise de Conteúdo, por meio dessa Técnica definiu-se o corpus de análise, agrupando as disciplinas em cinco categorias de análise que revelam as concepções de corpo presentes nos currículos. As análises evidenciam que a temática do corpo está presente em 27 disciplinas nos currículos dos cursos de Pedagogia em 18 universidades federais no Brasil de um total de 33 currículos disponíveis no Banco de Dados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).