A participação de jovens com deficiência visual em aulas de Educação Física: experiências na rede regular e em instituições especializadas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51682Palavras-chave:
Transtornos da Visão. Exercício. Educação Física e TreinamentoResumo
Este estudo buscou analisar a participação de alunos cegos e com baixa visão em aulas de Educação Física. A coleta de dados contou com aplicação de questionário a 50 jovens praticantes de goalball (27 meninas), com idade entre 13 e 19 anos. Os achados apontaram acentuada redução da participação nas aulas de Educação Física na Rede Regular na medida em que aumentava a limitação visual. As principais barreiras destacadas foram: a falta de colaboração dos colegas, o medo de se machucar, a falta de capacitação dos professores. A prática de modalidades paralímpicas foi predominante nas Instituições de ensino especializado, enquanto que na Rede Regular somente modalidades coletivas convencionais eram praticadas. Tal cenário, portanto, não corresponde ao ideal de inclusão educacional.
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