Percepções sobre as Paralimpíadas Escolares: Um estudo com atletas
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v22.51476Palavras-chave:
Esporte Paralímpico. Paralimpíadas Escolares. Atleta. ExpectativaResumo
O paradesporto no Brasil vem se fomentando devido a um conjunto de motivos, como o fato de termos sediado as Paralimpíadas Mundiais 2016, maior interesse do público/mídia, aumento no número de adeptos das modalidades e construção do centro de treinamento. Além disso, o legado deixado se constitui também no aumento das expectativas de todos os envolvidos neste movimento. Sendo assim, buscou-se analisar as expectativas de paratletas em nível escolar. Entrevistou-se 114 atletas brasileiros, de ambos os sexos, de idade ±15,45 anos, participantes das Paralimpíadas Escolares. Identificou-se a relevância da participação nesta competição na modificação da percepção em relação aos projetos futuros e como oportunidade de serem vistos como objeto de valorização e orgulho pelo meio social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).