PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UM ESTUDO A PARTIR DOS JOGOS SENSORIAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.50516Palavras-chave:
Percepção, Jogo, Infância, Ensino, Formação de professoresResumo
Analisou-se a base do Programa de Jogos Sensoriais para a Educação Infantil (ProJsei) e a evolução teórica da Pedagogia da Corporeidade, em seus objetivos educacionais e conceitos orientadores, para sistematizar avanços na Educação Infantil. Pesquisa descritiva, do tipo documental, tendo como fonte 12 relatórios de pesquisa e 9 depoimentos (8 de graduandos e 1 de professor) de 4 escolas públicas atendidas pelo ProJsei. Pela Análise de Conteúdo, referente aos 7 anos (2008-2014) de implementação do ProJsei, os graduandos de Educação Física participantes do ProJsei compreenderam a Teoria da Percepção Ecológica e iniciaram a aplicação dos affordances nas 188 aulas de Educação Física ministradas para 372 crianças de 4 a 5 anos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).