PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UM ESTUDO A PARTIR DOS JOGOS SENSORIAIS

Autores

  • Ana Raquel de Oliveira França Universidade Federal da Paraíba
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.50516

Palavras-chave:

Percepção, Jogo, Infância, Ensino, Formação de professores

Resumo

Analisou-se a base do Programa de Jogos Sensoriais para a Educação Infantil (ProJsei) e a evolução teórica da Pedagogia da Corporeidade, em seus objetivos educacionais e conceitos orientadores, para sistematizar avanços na Educação Infantil. Pesquisa descritiva, do tipo documental, tendo como fonte 12 relatórios de pesquisa e 9 depoimentos (8 de graduandos e 1 de professor) de 4 escolas públicas atendidas pelo ProJsei. Pela Análise de Conteúdo, referente aos 7 anos (2008-2014) de implementação do ProJsei, os graduandos de Educação Física participantes do ProJsei compreenderam a Teoria da Percepção Ecológica e iniciaram a aplicação dos affordances nas 188 aulas de Educação Física ministradas para 372 crianças de 4 a 5 anos.

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Biografia do Autor

Ana Raquel de Oliveira França, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (1990) e graduação em Licenciatura em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa (1989) com Especialização em Psicopedagogia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (2000) e em Psicologia Educacional (Universidade Federal da Paraíba). Mestranda em Educação (UFPB) na linha de Ensino- Aprendizagem. Participa do LEPEC (Laboratório de Pesquisas sobre Corporeidade, Cultura e Educação) pertencente ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ciências do Movimento Humano-CCS/UFPB. Este grupo caracteriza-se pelas investigações em torno da temática corporeidade-cultura-educação. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do desenvolvimento e da educação, jogos e brincadeiras, formação docente, gestão e política educacional


Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Educador. Graduado em Educação Física (UNIPÊ, 1989), Teologia (IESTSP, 1991) e Pedagogia (UFPB, 1993). Mestre em Educação (UFPB, 1998) e Teologia (FCTRJ, 2003). Doutor em Educação (UFRN, 2003) e pós doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UFSM, 2017). Professor Associado da UFPB (Departamento de Educação Física-CCS). Professor no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação (GEPEC/CNPq, desde 2006) e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise (EPSI, 1996-2016).

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

FRANÇA, A. R. de O.; GOMES-DA-SILVA, P. N. PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL - UM ESTUDO A PARTIR DOS JOGOS SENSORIAIS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 4, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i4.50516. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50516. Acesso em: 3 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais