Proposta crítico-emancipatória: com a palavra o autor

Autores

  • Maristela da Silva Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Elizara Carolina Marin UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Jacob Alfredo Iora UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v22.49281

Palavras-chave:

Educação Física, Proposta Crítico-Emancipatória, Propostas críticas

Resumo

Objetivamos com este artigo analisar o desenvolvimento de propostas críticas que se apresentam enquanto referência para a área da Educação Física. Em específico, a Proposta Crítico-Emancipatória, a partir das considerações feitas por seu próprio autor.  Para isso, realizamos diálogo mediado por temas centrais, tais como: momento histórico de elaboração da proposta; percurso de sua existência; interação com políticas educacionais; experiências desenvolvidas; revisões realizadas; atualidade; e perspectivas. Consideramos essencial analisar a realidade existente, para que possamos levantar novas problemáticas e traçar novos objetivos para o campo de conhecimento da Educação Física.

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Biografia do Autor

Maristela da Silva Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Professora Associada do CEFD/UFSM e pesquisadora permanente do PPG do CEFD/UFSM

Elizara Carolina Marin, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Professora Associada do CEFD/UFSM e pesquisadora permanente do PPG do CEFD/UFSM

Jacob Alfredo Iora, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Professor substituto na Universidade federal de Santa Maria. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas.

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Publicado

2019-11-14

Como Citar

SOUZA, M. da S.; MARIN, E. C.; IORA, J. A. Proposta crítico-emancipatória: com a palavra o autor. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, 2019. DOI: 10.5216/rpp.v22.49281. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/49281. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão