RELAÇÃO ENTRE O PRAXEMA E AS INTERAÇÕES MOTRIZES: IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE LEITURA DE JOGO E TOMADA DE DECISÃO NOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS

Autores

  • Raquel Valente de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • João Francisco Magno Ribas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.47808

Palavras-chave:

Praxema. Praxiologia Motriz. Interações Motrizes. Jogos Esportivos Coletivos.

Resumo

A Praxiologia Motriz consiste em uma teoria científica que visa analisar o funcionamento das práticas motrizes, abordando conhecimentos referentes a sua lógica interna, como o praxema, modelo operacional relativo ao processo comunicativo dos jogadores. Desse modo, essa pesquisa objetiva relacionar o praxema com as interações motrizes de comunicação e contracomunicação e apontar suas implicações nos processos de leitura de jogo e tomada de decisão nos Jogos Esportivos Coletivos. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, de cunho exploratório, por meio do qual constatou-se que o praxema auxilia ou dificulta a leitura de jogo e a tomada de decisão, dependendo da interação motriz estabelecida entre os jogadores, apresentando-se como um importante elemento para atuar no jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Valente de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciada em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Pesquisadora do Grupo de Estudos Praxiológicos - GEP Brasil.

raquelvvallente@hotmail.com

http://lattes.cnpq.br/4071412865088035

João Francisco Magno Ribas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya.

Professor de Educação Física associado ao Departamento de Desportos Coletivos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduado em Pedagogia (UFPB), Teologia (IESTSP) e Educação Física (UNIPÊ).

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Pós doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professor de Educação Física associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

DE OLIVEIRA, R. V.; MAGNO RIBAS, J. F.; GOMES-DA-SILVA, P. N. RELAÇÃO ENTRE O PRAXEMA E AS INTERAÇÕES MOTRIZES: IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE LEITURA DE JOGO E TOMADA DE DECISÃO NOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i2.47808. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/47808. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensaios