RELAÇÃO ENTRE O PRAXEMA E AS INTERAÇÕES MOTRIZES: IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS DE LEITURA DE JOGO E TOMADA DE DECISÃO NOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.47808Palavras-chave:
Praxema. Praxiologia Motriz. Interações Motrizes. Jogos Esportivos Coletivos.Resumo
A Praxiologia Motriz consiste em uma teoria científica que visa analisar o funcionamento das práticas motrizes, abordando conhecimentos referentes a sua lógica interna, como o praxema, modelo operacional relativo ao processo comunicativo dos jogadores. Desse modo, essa pesquisa objetiva relacionar o praxema com as interações motrizes de comunicação e contracomunicação e apontar suas implicações nos processos de leitura de jogo e tomada de decisão nos Jogos Esportivos Coletivos. Para isso, realizou-se uma pesquisa teórica, de cunho exploratório, por meio do qual constatou-se que o praxema auxilia ou dificulta a leitura de jogo e a tomada de decisão, dependendo da interação motriz estabelecida entre os jogadores, apresentando-se como um importante elemento para atuar no jogo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).