A INSERÇÃO DE HOMENS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE O MEDO DAS SEXUALIDADES DESVIANTES E A (RE)PRODUÇÃO DE UM CURRÍCULO HETERONORMATIVO

Autores

  • André Luiz dos Santos Silva Universidade Feevale; Centro Universitário Metodista do Sul - IPA
  • Richard Simon Ávila Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.47421

Palavras-chave:

Gênero. Educação Infantil. Educação Física. Docência.

Resumo

Este texto analisa os atravessamentos de gênero no processo de inserção de professores homens na Educação Infantil. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da História Oral, foram entrevistados dois professores de Educação Física e duas diretoras da rede privada de ensino. Após transcritos, os depoimentos foram analisados na articulação com o conceito de gênero e por meio dos procedimentos da “Análise de Conteúdo”. Ao longo do processo de inserção na Educação Infantil, os professores tiveram sua sexualidade questionada, ao passo que sua atuação nesse nível da educação foi legitimada pela “necessidade de uma referência masculina para os alunos. Ao mesmo tempo que os professores necessitam ser vigiados, sua presença garantiria a manutenção de um currículo heteronormativo.

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Biografia do Autor

André Luiz dos Santos Silva, Universidade Feevale; Centro Universitário Metodista do Sul - IPA

Doutor em Ciências do Movimento Humano (ESEF/UFRGS). Docente nos cursos de Educação Física e Pedagogia da Universidade Feevale e Centro Universitário Metodista do Sul - IPA.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

DOS SANTOS SILVA, A. L.; ÁVILA, R. S. A INSERÇÃO DE HOMENS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE O MEDO DAS SEXUALIDADES DESVIANTES E A (RE)PRODUÇÃO DE UM CURRÍCULO HETERONORMATIVO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i2.47421. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/47421. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais