FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Fábio Bernardo Bastos Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ
  • Francis Natally Anacleto Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • José Henrique Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.46883

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional, Formação Colaborativa, Formação Continuada, Professor de Educação Física.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi analisar o desenvolvimento de um projeto de formação continuada colaborativa considerando a natureza das interações interpessoais e sua repercussão em ações pedagógicas inovadoras desenvolvidas por professores de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo. A amostra foi composta por 13 professores de Educação Física da SME-RJ. O modelo de formação foi desenvolvido mediante a pesquisa-ação. Foram realizados oito seminários, sendo o último destinado à apresentação de projetos de intervenção pedagógica tematizados no uso de Tecnologias nas aulas de Educação Física. A análise evidenciou o valor da formação colaborativa, sendo observados processos interpsicológicos na concepção de inovações e mudanças na prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Bernardo Bastos, Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ

Mestre em educação (UFRRJ); Especialista em Educação Fisíca Escolar (UFRJ); Licenciatura Plena em Educação Física (UFRJ); Bacharel em Educação Física (UFRJ); Pesquisador do GPPEFE/UFRRJ – Grupo de Pesquisas de Pedagogia da educação Física e Esporte e do GECEFE/UFRJ – Grupo de Estudos Cinesiológicos da Educação Física Escolar. Pesquisa formação continuada de professores sob a perspectiva da colaboração entre pares e a construção de jogos de consciência corporal a partir da construção colaborativa entre graduandos de Educação Física da UFRJ, professores e alunos da Rede Municipal do Rio de Janeiro nas aulas de Educação Física . É professora da Rede Municipal de educação do rio de Janeiro, atuando na Gerência de Educação da 11ª Coordenadoria Regional de Educação coordenando a formação continuada de professores de Educação Física. Língua Portuguesa e Matemática. Professor da rede Estadual de Educação do RJ ministrando as disciplinas Educação Física, Integração das Mídias e Novas Tecnologias, Conhecimentos Didáticos e Pedagógicos da educação de Jovens e Adultos e Psicologia da Educação, Professor convidado na disciplina eletiva Cinesiologia na Educação Física Escolar/UFRJ.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4495146Z5

Francis Natally Anacleto, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutor (Ph. D.) Francis Anacleto é especialista em Ciências da Educação, na área de Teoria Curricular e Avaliação pela Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa (FMH-ULisboa). Pós-doutor pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é Pós-doutorando na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e Professor no Programa de Pós-graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PGCSB-UNIVASF). Também atual como Pesquisador do Grupo de Pesquisa Pedagogia da Educação Física e Esporte (GPPEFE-UFRRJ) e do no Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF-UNIVASF).

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137666T0

José Henrique, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Doutor em Ciências da Educação – Motricidade Humana pela Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Ciências da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco. Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal Ruraa de Rio de Janeiro (UFRRJ). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal Ruraa de Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de educação Física Escolar e Educação com ênfase na análise do processo ensino-aprendizagem, currículo e ensino de atividades físicas e esportivas, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Pedagogia da Educação Física e Esporte, análise de ensino e formação profissional e contínua em Educação Física. È líder do grupo de pesquisa em Peadagogia de Educação Física e Esporte e Professor do Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e demandas Populares da UFRRJ.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721609T6

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

BASTOS, F. B.; ANACLETO, F. N.; HENRIQUE, J. FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i2.46883. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/46883. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais