CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA

Autores

  • Cristiano de Sant anna Bahia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ -UESC
  • Gelcemar Oliveira Farias Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC
  • William das Neves Salles Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.45917

Palavras-chave:

Percepção, Docentes, Educação Física, Educação Básica.

Resumo

Investigaram-se percepções de professores de Educação Física escolar acerca da carreira docente, considerando suas características pessoais, acadêmicas e profissionais. Os dados dos questionários foram analisados descritiva e inferencialmente no software SPSS 21. A maioria dos 65 professores investigados está satisfeita com a escolha da profissão e tem expectativa de continuar na docência, apesar da insatisfação com a remuneração. Enquanto os professores mais experientes escolheram a docência pela vocação, os menos experientes optaram pela docência em decorrência das aulas de Educação Física escolar que vivenciaram. Os professores casados estão menos satisfeitos com a escolha da profissão e com a remuneração, quando comparados com seus pares solteiros, viúvos ou divorciados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano de Sant anna Bahia, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ -UESC

Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente atua como professor assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz e coordenador da Especialização em Educação Física e Esporte. Líder do Grupo de Pesquisa de Práticas Pedagógicas em Educação Física Escolar e Esporte. Desenvolve pesquisa na área da Educação Física Escolar, Esporte e Formação Profissional.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4512755042115653

Gelcemar Oliveira Farias, Universidade Estadual de Santa Catarina UDESC

Doutorado na área de Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Pós-Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração "Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física". É professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, prática pedagógica, didática, atividade física, qualidade de vida, recreação e lazer e docência.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2157963864937275 

William das Neves Salles, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (bolsista CAPES). Possui mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) e graduações em Educação Física (bacharelado, 2011; licenciatura, 2015) nesta instituição. Integra o Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NuPPE/LAPE-CDS-UFSC) desde 2008 e desenvolve investigações relacionadas às seguintes temáticas: formação inicial em Educação Física; desenvolvimento profissional em Educação Física; formação de treinadores esportivos; análise de desempenho esportivo de atletas; autoeficácia acadêmica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7808645575639601

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade do Porto (1998) reconhecido pela UFRGS (2003). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da UFSC. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação Profissional e Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial, desenvolvimento profissional, voleibol, ensino dos esportes, treinamento técnico-tático, currículos e programas.

 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0876604605174484  

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

DE SANT ANNA BAHIA, C.; FARIAS, G. O.; SALLES, W. das N.; DO NASCIMENTO, J. V. CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i2.45917. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45917. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais