AS INTERAÇÕES MOTRIZES DO VOLEIBOL E O MÉTODO SITUACIONAL: REFLEXÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Bruno Minuzzi Lanes Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • João Francisco Magno Ribas Departamento de Desportos Coletivos do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i1.45885

Palavras-chave:

Voleibol. Relações de Interação. Método Situacional. Ensino-aprendizagem.

Resumo

O Voleibol apresenta na sua organização interna de funcionamento características peculiares, devido a esses componentes essa modalidade apresenta um grande desafio para o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, tem-se como objetivo da pesquisa analisar a relação das interações presentes no Voleibol, de acordo com a Praxiologia Motriz, encontradas no Método Situacional. Esse estudo consistiu na análise teórica da lógica interna do Voleibol, a partir das interações de comunicação e contracomunicação, e suas repercussões no processo de ensino-aprendizagem a partir do Método Situacional. Os resultados apontam para a necessidade do estabelecimento dessa relação para concretizar o entendimento do jogo e fundamentar o processo de tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Minuzzi Lanes, Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria.

Integrante do Grupo de Estudos Praxiológicos - GEP Brasil

brunolanes10@hotmail.com

http://lattes.cnpq.br/8118206504950511



João Francisco Magno Ribas, Departamento de Desportos Coletivos do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pós-doutor pelo Institut Nacional dÉducació Fisica de Catalunya.

Coordenador do Grupo de Estudos Praxiológicos - GEP Brasil

ribasjfm@hotmail.com

http://lattes.cnpq.br/2539825151216671

Downloads

Publicado

2018-03-29

Como Citar

LANES, B. M.; RIBAS, J. F. M. AS INTERAÇÕES MOTRIZES DO VOLEIBOL E O MÉTODO SITUACIONAL: REFLEXÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i1.45885. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45885. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios