ASSOCIAÇÃO ENTRE NÍVEL DE AUTOESTIMA E TEMPO DE ATIVIDADES SEDENTÁRIAS EM ADOLESCENTES
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v21i3.45650Palavras-chave:
Estilo de Vida Sedentário. Comportamento do Adolescente. Autoimagem.Resumo
Objetivou-se associar o nível de autoestima com o tempo de atividades sedentárias em adolescentes. A amostra foi composta por 98 sujeitos, com média de 16,7±1,2 anos. Utilizou-se dois instrumentos: Escala de Autoestima de Rosenberg e o questionário IPAQ. Empregou-se medidas de tendência central, de dispersão e o modelo de regressão linear, construído através da Análise de Covariância (ANCOVA), com ? de 0,05. A ANCOVA obteve ajuste significativo (F(4,777); p=0,003; R2 ajustado=0,105), indicando que a autoestima baixa elevou o sedentarismo em relação a autoestima elevada (p=0,04; ?=87,54(IC95%=0,30-174,77) min./dia). Conclui-se que, a autoestima se associou ao sedentarismo, portanto, ações de saúde integradas poderão ser mais eficientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).