INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - SP.
  • Pollyane de Barros Albuquerque Vieira Universidade São Judas Tadeu.
  • Luiz Sanches Neto Universidade Federal do Ceará
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade São Judas Tadeu

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v21i2.45299

Palavras-chave:

Educação Física, Escola, Inovação Pedagógica, Cotidiano Escolar.

Resumo

Com o objetivo de compreender as características das práticas pedagógicas inovadoras, analisamos os artigos científicos sobre inovação no cotidiano escolar da Educação Física (EF), publicados em periódicos dos estratos A1 a B5 do WebQualis 2014. Identificamos 161 artigos que analisavam a inovação na EF escolar, sendo que uma relevante parte desta produção é divulgada em periódicos situados em revistas classificadas nos estratos B4 e B5. A diversificação das temáticas apresentadas, a sistematização do currículo e a seleção de variadas estratégias de ensino foram as principais formas de inovação identificadas. Concluímos que há um crescimento no número de publicações que evidenciam a existência de práticas pedagógicas que rompem com a tradição que tem marcado a EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - SP.

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Especialista em Educação Física Escolar (2010) e em Pedagogia dos Esportes (2012) pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atuou como professor efetivo de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2010-13), na Secretaria Municipal de Educação (2010-15) e no Centro Paula Souza (2014-15) no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em São Paulo. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e no Ensino Superior

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423206H7

Pollyane de Barros Albuquerque Vieira, Universidade São Judas Tadeu.

Licenciada Plena em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade de Pernambuco (2007). Mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2014). Doutoranda em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu. É professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ensino Médio, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, práticas dialógicas, texto escrito.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4480360P8

Luiz Sanches Neto, Universidade Federal do Ceará

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFEs). Bacharel (1994-98) e Licenciado em Educação Física (1997-99) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre (2000-3) e Doutor em Educação Física Escolar (2011-14) com Pós-Doutorado em Educação (2015-16) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi pesquisador visitante na Université de Montréal, Québec, Canadá (2013-14) com projeto financiado pela FAPESP. Trabalhou como orientador em programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação Física e lecionou em universidades na região metropolitana, interior e litoral norte de São Paulo (2001-16). Foi professor da rede municipal (2002-7) e coautor do currículo de Educação Física da rede estadual paulista (2007-8). Pesquisa e leciona temas relacionados à Educação Física Escolar: sistematização de princípios curriculares, narrativas (auto)biográficas, práticas colaborativas e o processo de formação permanente de professores. Membro do grupo autônomo de "Professores-Pesquisadores" de Educação Física Escolar (desde 2005), NEPEF-FPCT (Unesp), GEPEFEC (USJT), da rede internacional de pesquisa SINC - Special Interest Network on Complexity, AERA - American Educational Research Association e ISATT - International Study Association on Teachers and Teaching (desde 2011)

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709354T1

Elisabete dos Santos Freire, Universidade São Judas Tadeu

Licenciada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, o que motivou a escolha da principal linha de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre os saberes escolares a serem aprendidos nas aulas de Educação Física e, especialmente, sobre a construção de valores na escola. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo - GEPEFEC

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763697P2

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

MALDONADO, D. T.; ALBUQUERQUE VIEIRA, P. de B.; NETO, L. S.; FREIRE, E. dos S. INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DESAFIANDO A PREVISÍVEL IMUTABILIDADE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rpp.v21i2.45299. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/45299. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão