A AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O JOGO COMO FORMA DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Thábata Candreva Especialista em Pedagogia do esporte Escolar FEF-UNICAMP
  • Vanessa Cassiani Especialista em Pedagogia do Esporte Escolar FEF-UNICAMP
  • Marcela Prado Ruy Especialista em Pedagogia do Esporte Escolar FEF-UNICAMP
  • Leandro Thomazini Especialista em Pedagogia do Esporte Escolar FEF-UNICAMP
  • Halina de Freitas Cestari Especialista em Pedagogia do Esporte Escolar FEF-UNICAMP
  • Elaine Prodócimo Profa. Dra. Docente da Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i1.4520

Palavras-chave:

Agressividade, Educação Infantil, Jogo.

Resumo

O estudo tem por objetivo discutir a agressividade na Educação Infantil, e o jogo como possibilidade de trabalho com a questão. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre a agressividade dos 2 aos 6 anos, e também na Educação Infantil, e o jogo como meio facilitador no trabalho sobre o tema. Percebemos que a agressividade no ensino infantil está cada vez mais presente, isso pode ser explicado pela falta de estrutura familiar, falta de atenção dos pais, reprodução de atitudes, tentativa de chamar a atenção do outro etc. O jogo pode ser um instrumento para lidar com a agressividade, pois através dele a criança brinca, e dentro desse mundo imaginário do brincar podem ser construídas atitudes positivas, estimula a criatividade, podendo transformar a realidade.

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Publicado

2009-04-14

Como Citar

CANDREVA, T.; CASSIANI, V.; RUY, M. P.; THOMAZINI, L.; CESTARI, H. de F.; PRODÓCIMO, E. A AGRESSIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O JOGO COMO FORMA DE INTERVENÇÃO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 1, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i1.4520. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/4520. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios