LAS PRÁCTICAS CORPORALES URBANAS Y SU POSIBLE INSERCIÓN EN LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA EN LA ESCUELA SECUNDARIA
Palavras-chave:
Educación Física, Prácticas corporales urbanas, Escuela secundaria, Jóvenes.Resumo
El objetivo de este ensayo es reflexionar sobre la presencia de las práticas corporales urbanas en la educación física escolar secundaria. Vinculadas a la cultura urbana extra-escolar de los jóvenes, estas prácticas desarrollan un conjunto de procesos sociales e identitarios, y suelen ser comúnmente olvidadas o ignoradas cuando se planifican los contenidos anuales de la educación física en la escuela brasileña y argentina de hoy. Entre otras razones, quizás esto se debe a que ellas no están sistematizadas en toda su magnitud en la enseñanza formal e institucionalizadas y pueden ser conflictivas y/o confrontar algunos aspectos del sistema escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).