EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS

Autores

  • Daniel Rocha Queiroz Universidade de Pernambuco Programa Associado de Pós Graduação UPE/UFPB
  • Teresinha de Jesus Sousa Lima Universidade de Pernambuco
  • Mauricio Carneiro Universidade de Pernambuco
  • Túlio Samuelson Martins Veloso Universidade de Pernambuco
  • Victor Rafael de Lima Santos Universidade de Pernambuco
  • Marcos Moura Santos Universidade de Pernambuco - Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física - UPE/UFPB http://orcid.org/0000-0002-2734-8416

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.43588

Palavras-chave:

Atividade Motora, Saúde Escolar, Crescimento, Aptidão Física.

Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos de 12 semanas de aulas de Educação Física sobre os indicadores de crescimento, composição corporal e testes neuromotores em crianças. 23 indivíduos de ambos os sexos (6 a 10 anos) foram avaliados quanto às variáveis antropométricas (massa corporal, estatura, altura sentada, IMC e RCQ), composição corporal e testes neuromotores (força, flexibilidade e RML abdominal). A ANOVA two-way e o t-student foram utilizados na comparação das variáveis. Foram encontradas diferenças significativas na massa corporal, IMC, RCQ, massa corporal magra e RML abdominal. A participação de 12 semanas em aulas de Educação Física mostrou que as diferenças observadas entre os momentos estudados podem estar relacionadas ao efeito do fator tempo e grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Rocha Queiroz, Universidade de Pernambuco Programa Associado de Pós Graduação UPE/UFPB

Mestre em Hebiatria - Programa de Pós Graduação em Hebiatria

Teresinha de Jesus Sousa Lima, Universidade de Pernambuco

Mestre em Ciências do Desporto - UP-Porto

Professora da Universidade de Pernambuco

Mauricio Carneiro, Universidade de Pernambuco

Especialista em Avaliação da Performance Humana

Túlio Samuelson Martins Veloso, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco - Bracharelado em Educação Física

Victor Rafael de Lima Santos, Universidade de Pernambuco

Universidade de Pernambuco - Bacharelado em Educação Física

Marcos Moura Santos, Universidade de Pernambuco - Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física - UPE/UFPB

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco - UPE

Doutor em Nutrição - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

QUEIROZ, D. R.; DE JESUS SOUSA LIMA, T.; CARNEIRO, M.; MARTINS VELOSO, T. S.; DE LIMA SANTOS, V. R.; SANTOS, M. M. EFEITO DA PARTICIPAÇÃO EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOBRE INDICADORES DE CRESCIMENTO, COMPOSIÇÃO CORPORAL E APTIDÃO NEUROMOTORA EM CRIANÇAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 4, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i4.43588. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/43588. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais