SOBRE CORPORALIDADE E ESCOLARIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A REORIENTAÇÃO DAS PRÁTICAS ESCOLARES DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Marcus Aurélio Taborda de Oliveira UFPR/CNPq
  • Luciane Paiva Alves de Oliveira UFPR
  • Alexandre Fernandez Vaz UFSC/CNPq

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i3.4344

Palavras-chave:

Corporalidade, Educação do Corpo, Educação Física Escolar, Diretrizes Curriculares, Paraná.

Resumo

O presente texto reúne contribuições para o debate sobre a constituição de diretrizes curriculares para o ensino de Educação Física no estado do Paraná. Depois de apresentar o contexto no qual foi gerado – que inclui resultados de debates com professores escolares daquele estado – discute-se uma concepção para a disciplina Educação Física na escola, espaço pedagógico no qual a educação do corpo é protagonista. Dessa forma, é apresentada uma série de conceitos e argumentos em favor da corporalidade como centro articulador das aulas de Educação Física que, por sua vez, podem se organizar em torno de quatro eixos: o corpo que brinca e aprende, potencial expressivo do corpo, desenvolvimento corporal e construção da saúde, relação do corpo com o mundo do trabalho. Argumenta-se, em consonância com o conceito de corporalidade apresentado, por um alargamento da compreensão das práticas corporais que considere elementos para além do movimento corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Aurélio Taborda de Oliveira, UFPR/CNPq

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação/Universidade Federal do Paraná e pesquisador CNPq.

Luciane Paiva Alves de Oliveira, UFPR

Professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.

Alexandre Fernandez Vaz, UFSC/CNPq

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador CNPq.

Downloads

Publicado

2008-12-04

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. A. T.; DE OLIVEIRA, L. P. A.; VAZ, A. F. SOBRE CORPORALIDADE E ESCOLARIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A REORIENTAÇÃO DAS PRÁTICAS ESCOLARES DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 3, p. 303, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i3.4344. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/4344. Acesso em: 17 set. 2024.

Edição

Seção

Ensaios