SOBRE CORPORALIDADE E ESCOLARIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A REORIENTAÇÃO DAS PRÁTICAS ESCOLARES DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i3.4344Palavras-chave:
Corporalidade, Educação do Corpo, Educação Física Escolar, Diretrizes Curriculares, Paraná.Resumo
O presente texto reúne contribuições para o debate sobre a constituição de diretrizes curriculares para o ensino de Educação Física no estado do Paraná. Depois de apresentar o contexto no qual foi gerado – que inclui resultados de debates com professores escolares daquele estado – discute-se uma concepção para a disciplina Educação Física na escola, espaço pedagógico no qual a educação do corpo é protagonista. Dessa forma, é apresentada uma série de conceitos e argumentos em favor da corporalidade como centro articulador das aulas de Educação Física que, por sua vez, podem se organizar em torno de quatro eixos: o corpo que brinca e aprende, potencial expressivo do corpo, desenvolvimento corporal e construção da saúde, relação do corpo com o mundo do trabalho. Argumenta-se, em consonância com o conceito de corporalidade apresentado, por um alargamento da compreensão das práticas corporais que considere elementos para além do movimento corporal.
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