FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O SETOR DA SAÚDE E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS

Autores

  • Rogério Cruz Oliveira Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Rua Silva Jardim 136, Vila Mathias, Santos-SP, Brasil. CEP: 11015-020. Telefone: (13) - 3229-0275
  • Douglas Roque Andrade Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP Rua Arlindo Bettio, 1000 Vila Guaraciaba – São Paulo – SP 03828-000

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.42255

Palavras-chave:

Educação Física. Formação Profissional. Saúde.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a política de formação profissional em Educação Física para o setor da saúde e avaliar a proposta de extinção do Bacharelado. Para tanto, realizamos uma análise das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física e da Minuta debatida em Audiência Pública no Conselho Nacional de Educação em dezembro de 2015, tendo sido considerados todos os trechos relacionados ao termo saúde em ambos os documentos. Concluímos que a política de formação profissional em Educação Física para o setor da saúde se encontra deficitária frente às demandas do Sistema Único de Saúde. Assim, a proposta de extinção do Bacharelado é inviável, pois os desafios à formação em Educação Física e saúde extrapolam os limites de uma única formação.

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Biografia do Autor

Rogério Cruz Oliveira, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Rua Silva Jardim 136, Vila Mathias, Santos-SP, Brasil. CEP: 11015-020. Telefone: (13) - 3229-0275

Doutor em Educação Física (FEF/UNICAMP). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista. Departamento de Ciências do Movimento Humano. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Curso de Educação Física.

Douglas Roque Andrade, Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP Rua Arlindo Bettio, 1000 Vila Guaraciaba – São Paulo – SP 03828-000

Docente do curso de Educação Física e Saúde

Escola de Artes, Ciências e Humanidades – USP

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física (EACH-USP)

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Publicado

2016-12-28

Como Citar

OLIVEIRA, R. C.; ANDRADE, D. R. FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O SETOR DA SAÚDE E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.42255. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42255. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Diretrizes Curriculares