O CORPO NA OBRA DE MICHEL FOUCAULT E SUA PRESENÇA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Pietrine Paiva Barbosa Bolsista CAPES - CNPQ Mestrando Educação - UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Nathália Rodrigues Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.42238

Palavras-chave:

Corpo, Sujeito, Michel Foucault, Educação Física.

Resumo

Devido a crescente influência das Ciências Humanas na área da Educação Física que sempre se desenvolveu a partir dos ideais das Ciências Biológicas, passam a circular na área formas de se investigar o corpo que trazem em comum aspectos políticos, culturais e históricos. No bojo deste cenário encontra-se Michel Foucault. Este artigo investiga nas obras do mesmo e a partir de comentadores, como se dá a fundamentação do conceito de Corpo em seu pensamento. Entende-se a partir da análise, o Corpo como uma superfície material, concreta, na qual se instala diferentes formas de Sujeito fabricadas por tecnologias políticas específicas e históricas. Tal análise possui sua validade para uma melhor compreensão das problematizações realizadas no cenário contemporâneo da Educação Física.

 

Palavras-chave: Corpo, Sujeito, Michel Foucault, Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pietrine Paiva Barbosa, Bolsista CAPES - CNPQ Mestrando Educação - UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Educação Física Licenciatura/Bacharelado pela Universidade de Belo Horizonte – Uni-bh em 2011. Monografia: ANÁLISE HISTÓRICA DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA AO LONGO DO SÉCULO XX. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG em 2013. Monografia: A ANÁLISE DA NOÇÃO DE SUJEITO EM FOUCAULT: UM ESTUDO PARA A COMPREENSÃO DO DEBATE CONTEMPORÂNEO ENTRE MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE NA PEDAGOGIA. Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015 – 2017). Dissertação: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FORMADOS EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS E A PROBLEMATIZAÇÃO DO CORPO. Bolsista CNPQ. Página do Lattes: http://lattes.cnpq.br/5574057736154878

Email: pietrinepaiva@hotmail.com

Telefone: (31) 989068671

Nathália Rodrigues Oliveira

Graduada em Direito pela Faculdade de Minas – FAMINAS em 2011. Monografia: (A)TIPICIDADE DA CONDUTA DE POSSE IRREGULAR DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO DESMUNICIADA. Graduanda em Pedagogia pelo Centro Universitário UNA - UNA. Página do lattes: http://lattes.cnpq.br/4916811599560239

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

BARBOSA, P. P.; OLIVEIRA, N. R. O CORPO NA OBRA DE MICHEL FOUCAULT E SUA PRESENÇA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.42238. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42238. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão