OS TESTES DE APTIDÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE AO DIREITO À EDUCAÇÃO

Autores

  • Guilherme Gonçalves Baptista Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Juliana Gonçalves Baptista Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.41955

Palavras-chave:

Educação Física, Métodos de Avaliação, Aptidão Física, Equidade.

Resumo

É justo limitar a entrada de alunos em cursos de Educação Física devido ao insucesso nos testes físicos? O presente ensaio apresenta reflexões iniciais sobre a legitimidade e as limitações da exigência dos testes de habilidade específica para o ingresso discente nos cursos superiores em Educação Física, trazendo à baila questões sobre justiça e direito à educação. A partir da teoria de justiça rawlsiana, os testes foram mobilizados para problematizar as condições mínimas necessárias para ingresso discente e as próprias identidades profissionais em torno da Educação Física. Notou-se que a exigência de competências mínimas colidia com o processo plural de construção identitária da área e servia, de certo modo, como um limitador da própria condição humana: o direito à educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Gonçalves Baptista, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

http://lattes.cnpq.br/1673877637086250

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). No momento, é aluno de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Educação na UFRJ. É pesquisador do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esporte e do Sport: Laboratório de Estudos do Esporte e do Lazer (Instituto de História/UFRJ).

Juliana Gonçalves Baptista, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

http://lattes.cnpq.br/1696435677035341

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Formada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012).

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

BAPTISTA, G. G.; BAPTISTA, J. G. OS TESTES DE APTIDÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: DA JUSTIÇA COMO EQUIDADE AO DIREITO À EDUCAÇÃO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i1.41955. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41955. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios