OS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SERRA/ES

Autores

  • Rosiléia Perini UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Valter Bracht UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.41753

Palavras-chave:

Saberes docentes, Educação Física, Educação infantil

Resumo

Este artigo identifica e analisa os saberes docentes mobilizados pelos professores de Educação Física na educação infantil de Serra/ES. O instrumento escolhido foi uma entrevista semiestruturada com 12 professores e empreendeu-se a análise e interpretação empírica com base na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2006). Os saberes experienciais anteriores, e os que têm sido constituídos na prática situada do atual contexto destacaram-se como fontes de referência para a mobilização e produção dos saberes necessários para a atuação docente. As relações de parceria e interação entre os pares constituem-se como uma fonte de saberes potente e indicam a formação continuada em serviço como facilitadora dessa rede de saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiléia Perini, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professora de Educação Física na Rede de ensino de Serra/ES. Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016).

 

Valter Bracht, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professor titular do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo - CEFD/UFES. Doutor pela Universität Oldenburg (1990).

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

PERINI, R.; BRACHT, V. OS SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SERRA/ES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.41753. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41753. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais