A FORMAÇÃO DE JOVENS FUTEBOLISTAS ALÉM DAS QUATRO LINHAS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS TÉCNICOS DE BRASIL E PORTUGAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.41613Palavras-chave:
futebol, esporte juvenil, atletaResumo
O objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de jovens futebolistas sob a perspectiva de técnicos de Brasil e Portugal. Oito técnicos participaram do estudo, sendo quatro brasileiros e quatro portugueses. Foi utilizada a entrevista semiestruturada, da qual emergiram quatro categorias. O processo de formação de atletas é diferente entre os países. O contexto social e pedagógico no Brasil passa por diversos departamentos específicos antes de chegar ao técnico, por outro lado, em Portugal o técnico tem mais proximidade com as questões sociais que envolvem os atletas. Uma realidade pode aprender com a outra, a fim de que os atletas se desenvolvam tecnicamente, mas que também desenvolvam outras competências no caso de insucesso no futebol.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).