OS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NA AGENDA DAS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.41509Palavras-chave:
Mega Events. Sports. Spectacle. Physical EducationResumo
O artigo tematiza os megaeventos esportivos sediados no Brasil durante as duas primeiras décadas do século XXI e discute a problemática da espetacularização. Tem como objetivo analisar os discursos da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro (SEEL-RJ) que tangenciam esses megaeventos e verificar possíveis implicações para a dinâmica curricular da Educação Física na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). As fontes utilizadas na pesquisa são publicações eletrônicas disponibilizadas no site da SEEL. Os dados indicam que os discursos da SEEL têm destacado o que seria uma demanda extraordinária para a Educação Física na SEEDUC. Essa demanda teria como objetivo a potencialização de projetos que apontam para a formação de uma elite esportiva no estado.
Palavras-chave: Megaeventos. Esporte. Espetáculo. Educação Física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).