AÇÕES E INTERAÇÕES EM GRUPOS FOCAIS – ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A ANÁLISE DOS DADOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v20i3.41379Palavras-chave:
Grupos focais, Interatividade, Subjetividade, Pesquisa Qualitativa, Análise dos dados,Resumo
A discussão sobre a análise dos dados de grupos focais é o objetivo deste ensaio. Procurou-se apresentar algumas indicações para o desenvolvimento da técnica de pesquisa qualitativa e orientações para a coleta e análise das interações existentes em entrevistas de grupo, considerando que estão relacionados às questões subjetivas, como o tom de voz, a intensidade e extensão das contribuições dos participantes, assim como os juízos individuais e coletivos sobre os fenômenos em estudo. Sendo assim, a análise dos dados de grupos deve seguir diretrizes distintas das análises de entrevistas individuais, procurando valorizar a subjetividade e as interações sociais, motivadas pelos símbolos da coletividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).