O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DEFENSIVO NA OPINIÃO DE TREINADORES DE BASQUETEBOL DA CATEGORIA SUB-13
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.40774Palavras-chave:
Pedagogia do esporte, Esportes coletivos, Basquetebol, Aspectos defensivos.Resumo
O objetivo deste estudo foi apontar os métodos de ensino-aprendizagem-treinamento e os sistemas defensivos ensinados pelos treinadores da categoria sub-13 do basquetebol feminino. Foram entrevistados os quatro treinadores semifinalistas do Campeonato Paulista de Basquetebol, cujos depoimentos foram tabulados e analisados de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram que há a preferência pela utilização de métodos de ensino ativos (jogos e situações de jogo), e que o ensino de diferentes sistemas defensivos ocorre no final da categoria, devido à exigência da marcação individual na competição. Conclui-se que o ensino do basquetebol nessa categoria deva ser pautado em uma formação generalista, com múltiplas vivências do jogo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).