O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DEFENSIVO NA OPINIÃO DE TREINADORES DE BASQUETEBOL DA CATEGORIA SUB-13

Autores

  • Letícia Missura Ariosi Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Ribeirão Preto/SP.
  • Rafael Pombo Menezes Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Ribeirão Preto/SP. http://orcid.org/0000-0002-4842-641X

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.40774

Palavras-chave:

Pedagogia do esporte, Esportes coletivos, Basquetebol, Aspectos defensivos.

Resumo

O objetivo deste estudo foi apontar os métodos de ensino-aprendizagem-treinamento e os sistemas defensivos ensinados pelos treinadores da categoria sub-13 do basquetebol feminino. Foram entrevistados os quatro treinadores semifinalistas do Campeonato Paulista de Basquetebol, cujos depoimentos foram tabulados e analisados de acordo com o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontaram que há a preferência pela utilização de métodos de ensino ativos (jogos e situações de jogo), e que o ensino de diferentes sistemas defensivos ocorre no final da categoria, devido à exigência da marcação individual na competição. Conclui-se que o ensino do basquetebol nessa categoria deva ser pautado em uma formação generalista, com múltiplas vivências do jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

ARIOSI, L. M.; MENEZES, R. P. O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DEFENSIVO NA OPINIÃO DE TREINADORES DE BASQUETEBOL DA CATEGORIA SUB-13. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.40774. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40774. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais