O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • João Gilberto Mattos Giusti Faculdades Anhanguera Educacional de Pelotas
  • Larissa Rafaela Galatti Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP)
  • Rogério da Cunha Voser Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Mario Renato Azevedo Programa de Pós-Graduação em Educação Física Escola Superior de Educação Física Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i3.40709

Palavras-chave:

Educação Física, Esporte, Metodologia

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a utilização do jogo enquanto ferramenta metodológica para o ensino do esporte na Educação Física escolar. Professores vinculados às redes municipal e estadual atuantes na cidade de Pelotas-RS (N=54) responderam um questionário que abordou a metodologia preferencial para o ensino das modalidades esportivas coletivas. Seis docentes que caracterizaram sua intervenção de ensino do esporte pautado pelo jogo foram selecionados para a segunda etapa da pesquisa através da observação de três aulas. A análise mostrou a factibilidade da utilização de diferentes estruturas de jogo na iniciação às modalidades coletivas envolvidas no ambiente escolar, apesar das limitações estruturais identificadas, como espaço físico e disponibilidade de materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Gilberto Mattos Giusti, Faculdades Anhanguera Educacional de Pelotas

Professor Mestre do Curso de Educação Física das Faculdades Anhanguera Educacional de Pelotas

Larissa Rafaela Galatti, Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP)

Professora Doutora do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP)

Rogério da Cunha Voser, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Doutor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mario Renato Azevedo, Programa de Pós-Graduação em Educação Física Escola Superior de Educação Física Universidade Federal de Pelotas

Professor Doutor da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

GIUSTI, J. G. M.; GALATTI, L. R.; DA CUNHA VOSER, R.; AZEVEDO, M. R. O ENSINO DO ESPORTE ATRAVÉS DO JOGO: ANÁLISE, POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i3.40709. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40709. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais