FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PRIVADA DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Priscila Danielle Barbosa Almeida Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul/ Docente no Ensino Superior
  • Helena Faria de Barros Universidade do Oeste Paulista/ Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação.
  • Raimunda Abou Gebran Universidade do Oeste Paulista/ Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação.
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade do Oeste Paulista/Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Pós-Doutorando com bolsa Capes

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i4.39992

Palavras-chave:

Formação continuada em serviço, Educação Física, Formação docente.

Resumo

Esta pesquisa analisou o processo de formação continuada em serviço de professores de Educação Física de uma escola privada em uma cidade de pequeno porte do interior de São Paulo. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso e os procedimentos centraram-se na observação das sessões de estudo promovidas na escola, entrevistas com as gestoras e professores de Educação Física e análise do Projeto Político Pedagógico e dos planos de ensino dos professores do referido componente curricular. Os resultados apontam que, embora munidas de boa intenção, as gestoras apresentaram uma compreensão simplista da Educação Física escolar. Merece destaque ainda, a participação ativa dos professores nos espaços de formação continuada na escola e para além dela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Danielle Barbosa Almeida, Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul/ Docente no Ensino Superior

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Possui graduação em Educação Física, Licenciatura Plena, pela Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul.

Link para acesso ao currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258176P6

Helena Faria de Barros, Universidade do Oeste Paulista/ Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação.

Doutora em Educação e Livre Docente pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Link para acesso ao currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788077T9

Raimunda Abou Gebran, Universidade do Oeste Paulista/ Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Link para acesso ao currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797779E8

Marcos Vinicius Francisco, Universidade do Oeste Paulista/Docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Pós-Doutorando com bolsa Capes

Doutor em Educação pela FCT/UNESP (financiamento FAPESP), sendo que realizou um Doutorado Sanduíche  na Universidad Carlos III de Madrid na Espanha (financiamento da CAPES). Atualmente é docente colaborador e está realizando Pós-Doutorado (financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Link para acesso ao currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713923P5

Downloads

Publicado

2016-12-28

Como Citar

BARBOSA ALMEIDA, P. D.; DE BARROS, H. F.; GEBRAN, R. A.; FRANCISCO, M. V. FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA PRIVADA DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i4.39992. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39992. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais