POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE: O PROGRAMA BOLSA-ATLETA E SUA ABRANGÊNCIA NA BASE DO HANDEBOL NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.39927

Resumo

O objetivo desse estudo incidiu em identificar a abrangência do programa Bolsa-Atleta na formação de atletas do handebol brasileiro entre 2008 e 2014. Essa pesquisa, de caráter documental, e abordagem teórica em Políticas Públicas, utilizou fontes oficiais do Governo, com suporte do Programa Inteligência Esportiva da UFPR/Ministério do Esporte e as listas de contemplados no Programa Bolsa-Atleta, divulgadas no site do Ministério do Esporte e devidamente publicadas no Diário Oficial da União. Concluiu-se que há investimento priorizado nas categorias de bolsa de maior valor; o programa Bolsa-Atleta não assegura investimento na formação de atletas no handebol, pois as categorias de bolsa Base e Estudantil não alcançaram 5% dos atletas da modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Philipe Rocha de Camargo, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, possui Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná.

Fernando Marinho Mezzadri, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2000). Atualmente sou Vice Diretor do Setor de Ciências Biológicas e professor Associado da Universidade Federal do Paraná, na disciplina de Política Pública para o Esporte na graduação e pós-graduação. Desenvolvo pesquisas nas áreas de Políticas Públicas para o esporte, coordeno o Projeto Inteligência Esportiva em parceria com o Ministério do Esporte e represento o Brasil na pesquisa sobre anti-doping desenvolvida pela UNESCO.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

DE CAMARGO, P. R.; MEZZADRI, F. M. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ESPORTE: O PROGRAMA BOLSA-ATLETA E SUA ABRANGÊNCIA NA BASE DO HANDEBOL NO BRASIL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i1.39927. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39927. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais