ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE COORDENAÇÃO MOTORA, APTIDÃO FÍSICA E DESEMPENHO ACADÊMICO EM CRIANÇAS: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

Autores

  • Daniel das Virgens Chagas UERJ
  • Dirceu Gama UERJ
  • Gustavo Leporace Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica COPPE/UFRJ
  • Joyce Ferreira Carvalho UERJ
  • Luiz Alberto Batista UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i3.37694

Palavras-chave:

Educação Física, Desempenho Psicomotor, Aptidão Física, Saúde na escola, Cognição.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar o inter-relacionamento entre coordenação motora, aptidão física e desempenho acadêmico. Cento e dezenove escolares foram recrutados. Os níveis de coordenação, aptidão física e desempenho acadêmico foram estimados utilizando-se, respectivamente, os testes KTK, sit-up e exames governamentais. Os resultados indicaram que os níveis de força/resistência muscular podem influenciar as associações entre coordenação e desempenho acadêmico, assim como os níveis de coordenação podem influenciar as associações entre força/resistência e desempenho acadêmico. As tendências de associações positivas entre as variáveis analisadas sugerem que a prática de atividades físicas nas escolas não deve ser preterida em detrimento do alcance de metas no desempenho escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel das Virgens Chagas, UERJ

Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor (UERJ)

Professor Adjunto do Instituto de Educação Física e Desportos (UERJ)

Dirceu Gama, UERJ

Departamento de Ciências da Atividade Física (UERJ)

Professor Adjunto do Instituto de Educação Física e Desportos (UERJ)

Gustavo Leporace, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica COPPE/UFRJ

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica COPPE/UFRJ

Joyce Ferreira Carvalho, UERJ

Departamento de Ciências da Atividade Física (UERJ)

Professora Adjunta do Instituto de Educação Física e Desportos (UERJ)

Luiz Alberto Batista, UERJ

Coordenador do Laboratório de Biomecânica e Comportamento Motor (UERJ)

Professor Associado do Instituto de Educação Física e Desportos (UERJ)

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

CHAGAS, D. das V.; GAMA, D.; LEPORACE, G.; CARVALHO, J. F.; BATISTA, L. A. ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE COORDENAÇÃO MOTORA, APTIDÃO FÍSICA E DESEMPENHO ACADÊMICO EM CRIANÇAS: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 3, 2016. DOI: 10.5216/rpp.v19i3.37694. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/37694. Acesso em: 20 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais