RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA “PÓS-DUNGA”: ATOS DA NARRATIVA MIDIÁTICA

  • Angelo Luiz Bruggemann UFSC
  • Lyana Virginia Thediga de Miranda UFSC
  • Giovani De Lorenzi Pires Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis
Palavras-chave: Identidade, seleção brasileira, mídia, pós-Dunga

Resumo

A derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA/2010, em meio a hostilidades entre a mídia e o treinador Dunga, resultou num projeto de reconstrução da sua identidade com a torcida brasileira. Este movimento nos instigou a acompanhar, através dos meios de comunicação, como isso se deu, sob o comando do novo técnico, Mano Menezes. Foram acompanhados portais de notícias, revistas e jornais on line, que nos permitiram retratar o processo de renovação da imagem da seleção em quatro atos narrados pela mídia, definidos através da Análise de Conteúdo e de aproximações à Análise de Discurso. Pode-se constatar que a mídia brasileira teve participação ambígua no projeto de renovação da imagem da seleção brasileira, conforme os interesses comerciais e de audiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Luiz Bruggemann, UFSC
Mestre em Educação Física (UFSC), professor da rede municipal de Santo Amaro da Imperatriz/SC; pesquisador do LaboMidia/UFSC
Lyana Virginia Thediga de Miranda, UFSC
Jornalista e Publicitária, Mestre e Doutoranda em Educação (UFSC); pesquisadora do LaboMidia/UFSC e do NICA/UFSC
Giovani De Lorenzi Pires, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina - Florianópolis

Professor Associado do DEF/UFSC; Docente e orientador do PPGEF/UFSC; Coordenador do LaboMidia/UFSC

 

Publicado
31-03-2016
Como Citar
Bruggemann, A., Thediga de Miranda, L., & Pires, G. (2016). RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA SELEÇÃO BRASILEIRA “PÓS-DUNGA”: ATOS DA NARRATIVA MIDIÁTICA. Pensar a Prática, 19(1). https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.35119
Seção
Artigos Originais