MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃO

Autores

  • Alessandro Demel Lotti Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista
  • Rogerio Cruz Oliveira UNIFESP - Baixada Santista

Palavras-chave:

Natação, Ensino, Educação Física

Resumo

O objetivo é apresentar um modelo para o ensino da natação compromissado com uma perspectiva mais aberta de aprendizagem. Para tanto, nos embasamos nas contribuições oriundas de Jocimar Daolio e Raymond Catteau e Gérard Garoff. Nessa perspectiva, apresentamos um Modelo Pendular para o ensino da natação. Compreendemos que as contribuições desse modelo dizem respeito à: melhor atenção às singularidades das pessoas e ênfase tardia na dimensão das técnicas específicas de nado, favorecendo uma experimentação menos rígida no início do processo de aprendizagem. Concluímos que tal modelo permite idealizarmos um processo de ensino da natação mais aberto e coerente com a protagonização dos sujeitos na aprendizagem esportiva, sendo relevante para a área da pedagogia do esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Demel Lotti, Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista

Mestrando no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista 

Rogerio Cruz Oliveira, UNIFESP - Baixada Santista

Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada SantistaDepartamento de Ciências do Movimento Humano

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

LOTTI, A. D.; OLIVEIRA, R. C. MODELO PENDULAR PARA O ENSINO DA NATAÇÃO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 3, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35063. Acesso em: 25 maio. 2022.

Edição

Seção

Ensaios