(IN)CONSCIÊNCIA E SABERES PROFISSIONAIS: REPERCUSSÕES DO ATO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Samara Queiroz do Nascimento Florêncio Universidade Federal da Paraíba/ Universidade de Pernambuco
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba/ Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.34596

Palavras-chave:

Dança. Saberes Profissionais. Reflexão.

Resumo

O texto objetiva analisar como o ato reflexivo contribui para a articulação entre os saberes profissionais e experienciais de professoras de Educação Física ao ministrar o conteúdo dança em sua prática pedagógica. A pesquisa colaborativa acompanhou três professoras, da rede municipal de ensino, integrantes do Projeto Dança na escola. Utilizaram-se 6 técnicas de coleta: narrativa de formação; 6 seminários temáticos, com 4 grupos focais, 10 laboratórios, 10 autorreflexões, 10 vídeos etnográficos e a sessão reflexiva coletiva. A analise foi a hermenêutica dialética (RICŒUR, 1978). O estudo revela que o ato reflexivo minimizou o nível de “inconsciência” no ato pedagógico e ampliou as capacidades das professoras atuarem como pesquisadores em suas práticas cotidianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Queiroz do Nascimento Florêncio, Universidade Federal da Paraíba/ Universidade de Pernambuco

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). Mestranda pelo Programa de pos-graduaçao em Educaçao fisica UPE/UFPB. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação (lepec) da UFPB. Atua principalmente nos seguintes temas: Dança, educação, cultura, sociedade e escola. Professora do Instituto Superior de Educação Beth Shalon (ISEBES - Bahia).

Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba/ Universidade de Pernambuco

Nascido em 1966, Licenciado em Educação Física pelo Centro de Ensino de João Pessoa - UNIPÊ (1989), Bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Cultural de Ensino - Faculdade de Teologia Avançada de São Paulo (1991), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1993), mestre em Educação pela UFPB (1998), mestre em Teologia pela Faculdade de Ciências Teológicas do Rio de Janeiro (1996) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Prof. Associado da UFPB, Dept. de Educação Física, e prof. no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação- CNPq e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise- EPSI. Desenvolve ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Física, na linha de pesquisa Pedagogia da Corporeidade (Prática Pedagógica e Formação Profissional- PPGEF; Ensino Aprendizagem- Prog PósGrad Educ), com projetos relacionados ao Jogo e aprendizagem; Educação e Saúde Integrativas. Dentre os muitos artigos, capítulos e livros destaca: O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade (2011).

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

FLORÊNCIO, S. Q. do N.; GOMES-DA-SILVA, P. N. (IN)CONSCIÊNCIA E SABERES PROFISSIONAIS: REPERCUSSÕES DO ATO REFLEXIVO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i3.34596. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/34596. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais