A POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR INICIANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Leandro Oliveira Rocha Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabiano Bossle Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Política pública de formação de professores, Professor iniciante, Educação Física, Etnografia.

Resumo

Este estudo busca compreender a relação entre a política pública de formação de professores vigente e o trabalho docente do professor iniciante de Educação Física. Trata-se de uma etnografia crítica realizada em três escolas, com três professores iniciantes de Educação Física, cujos principais instrumentos utilizados foram: observação participante, diálogos, entrevista e análise documental. Identificamos que a política pública de formação de professores visa melhorar o ensino na Educação Básica e que essa meta não tem sido concretizada, uma vez que as relações estabelecidas com outros professores, direção e entornos da profissão são mais significativas e não têm contribuído para a manutenção da resiliência e rigorosidade metódica.

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Biografia do Autor

Leandro Oliveira Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil; Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, Teutônia, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Publicado
30-06-2015
Como Citar
Rocha, L., Bossle, F., & Molina Neto, V. (2015). A POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO TRABALHO DOCENTE DO PROFESSOR INICIANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, 18(2). https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.32504
Seção
Artigos Originais