A GINÁSTICA ARTÍSTICA NA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA EM SÃO PAULO

Autores

  • Letícia Bartholomeu de Queiroz Lima Universidade de São Paulo, Brasil.
  • Paulo D S Carrara Universidade de São Paulo, Brasil. Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, Brasil.
  • Luiz Henrique Duarte Universidade de São Paulo, Brasil.
  • Douglas de Almeida Cipriano Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil. Colégio Progressão, São Paulo, Brasil.
  • Myrian Nunomura Universidade de São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i2.32162

Palavras-chave:

Ginástica, Desenvolvimento Infantil, Ensino

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi analisar os Cadernos de Educação Física do Estado de São Paulo, especificamente, com enfoque para o conteúdo de Ginástica Artística. O procedimento metodológico utilizado foi a análise temática (SEVERINO, 1996) dos documentos. Os temas destacados, analisados e discutidos foram as características e os fundamentos da Ginástica Artística. Nos resultados são apresentadas sugestões para a aplicação das tarefas exemplificadas nas aulas, com maiores detalhes e relacionadas aos fundamentos da Ginástica Artística. Isto poderá facilitar o trabalho do professor em dois aspectos: oferecer maior nível de motivação e elevar a autoestima dos praticantes por meio de subsídios para o desenvolvimento coerente, gradual e prazeroso da Ginástica Artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Bartholomeu de Queiroz Lima, Universidade de São Paulo, Brasil.

Bacharelado pela Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo, Brasil.

http://lattes.cnpq.br/1972028713208884

 

Paulo D S Carrara, Universidade de São Paulo, Brasil. Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, Brasil.

Mestre em Treino Desportivo - Universidade do Porto - Portugal.

http://lattes.cnpq.br/9980964569916458

Luiz Henrique Duarte, Universidade de São Paulo, Brasil.

Mestre pela Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo, Brasil.

http://lattes.cnpq.br/3746636938089945

 

Douglas de Almeida Cipriano, Centro Universitário Internacional, UNINTER, Brasil. Colégio Progressão, São Paulo, Brasil.

Especialista pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, São Paulo, Brasil.

http://lattes.cnpq.br/3794570419669714

 

Myrian Nunomura, Universidade de São Paulo, Brasil.

Livre Docente, Professora associada 2 no curso de Educação Física - Universidade de São Paulo, Brasil.

http://lattes.cnpq.br/0318875503554406

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

LIMA, L. B. de Q.; CARRARA, P. D. S.; DUARTE, L. H.; CIPRIANO, D. de A.; NUNOMURA, M. A GINÁSTICA ARTÍSTICA NA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA EM SÃO PAULO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i2.32162. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/32162. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais