INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA EM PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS DESCRITIVOS

  • Mateus Cardoso Colares Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Adair da Silva Lopes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Valter Cordeiro Barbosa Filho Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Anelise Bavaresco Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Fabiana Cristina Scherer Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Palavras-chave: Qualidade de vida, Docentes, Escola, Saúde.

Resumo

O objetivo foi sistematizar informações sobre indicadores de qualidade de vida (QV) de professores do Ensino Fundamental e Médio. A busca foi realizada em cinco bases de dados e nas referências dos artigos. Dos 14 estudos resultantes, 57% eram com professores de Educação Básica e 43% de Educação Física. A maioria dos estudos ressaltou insatisfação com a remuneração, condições de trabalho inconvenientes, escassez de tempo, ambiente desfavorável e problemas vocais. Conclui-se que a estrutura física, salários e sistemas organizacionais se destacam na literatura como aspectos negativamente associados à QV de professores. Estas evidências servem para nortear políticas de gestão escolar voltadas à melhoria da QV no trabalho e saúde em profissionais do âmbito escolar.

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Biografia do Autor

Mateus Cardoso Colares, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Física - PPGEF, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. Atua nas áreas de Educação Física escolar, qualidade de vida, atividade física e saúde.
Adair da Silva Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Física - PPGEF, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Valter Cordeiro Barbosa Filho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Física - PPGEF, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Anelise Bavaresco, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Física - PPGEF, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Fabiana Cristina Scherer, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Mestra do Programa de Pós-graduação em Educação Física - PPGEF, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.
Publicado
29-09-2015
Como Citar
Colares, M., Lopes, A., Filho, V., Bavaresco, A., & Scherer, F. (2015). INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA EM PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS DESCRITIVOS. Pensar a Prática, 18(3). https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.32128
Seção
Artigos de Revisão