INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA EM PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS DESCRITIVOS

Autores

  • Mateus Cardoso Colares Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Adair da Silva Lopes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Valter Cordeiro Barbosa Filho Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Anelise Bavaresco Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Fabiana Cristina Scherer Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i3.32128

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Docentes, Escola, Saúde.

Resumo

O objetivo foi sistematizar informações sobre indicadores de qualidade de vida (QV) de professores do Ensino Fundamental e Médio. A busca foi realizada em cinco bases de dados e nas referências dos artigos. Dos 14 estudos resultantes, 57% eram com professores de Educação Básica e 43% de Educação Física. A maioria dos estudos ressaltou insatisfação com a remuneração, condições de trabalho inconvenientes, escassez de tempo, ambiente desfavorável e problemas vocais. Conclui-se que a estrutura física, salários e sistemas organizacionais se destacam na literatura como aspectos negativamente associados à QV de professores. Estas evidências servem para nortear políticas de gestão escolar voltadas à melhoria da QV no trabalho e saúde em profissionais do âmbito escolar.

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Biografia do Autor

Mateus Cardoso Colares, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação Física - PPGEF, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. Atua nas áreas de Educação Física escolar, qualidade de vida, atividade física e saúde.

Adair da Silva Lopes, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação Física - PPGEF, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Valter Cordeiro Barbosa Filho, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação Física - PPGEF, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Anelise Bavaresco, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Física - PPGEF, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Fabiana Cristina Scherer, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestra do Programa de Pós-graduação em Educação Física - PPGEF, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

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Publicado

2015-09-29

Como Citar

COLARES, M. C.; LOPES, A. da S.; FILHO, V. C. B.; BAVARESCO, A.; SCHERER, F. C. INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA EM PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS DESCRITIVOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i3.32128. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/32128. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão