O FUTEBOL FEMININO NO CAMPO ACADÊMICO BRASILEIRO: MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES (1990 – 2010)
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.31617Palavras-chave:
Futebol feminino, Brasil, produção científica, teoria dos campos.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar um mapeamento de teses e dissertações sobre o futebol feminino entre os anos de 1990 – 2010. Para tanto, consultamos o banco de dados da CAPES, do NUTESES e 132 Currículos Lattes de pesquisadores indicados pelo site do CNPq numa consulta por assunto e por doutores, tendo como palavras-chave: futebol feminino, gênero, esporte e mulher. Foram consideradas somente as pesquisas concluídas, dessas, três são teses e nove são dissertações. Como resultados, encontramos uma possível aproximação entre os campos esportivo e acadêmico, já que tanto o espaço social ocupado pelo futebol feminino no campo esportivo quanto à temática de estudo no campo acadêmico são considerados periféricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).