A OPINIÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE E A HOMOFOBIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.31368Palavras-chave:
Educação Física, Ensino Médio, homossexualidade. homofobia.Resumo
O objetivo desteestudo foi investigar a opinião dos professores de Educação Física do EnsinoMédio sobre a homossexualidade e a homofobia na escola, através de um estudoexploratório. Os resultados mostraram que: a) eles identificam os/as alunos/ashomossexuais pela aparência e estereótipos; b) os professores disseram respeitara homossexualidade, mas dois deles acham que é doença ou algo desviante do“normal”; c) para eles, a escola trata os alunos homossexuais sem preconceito;d) já ocorreu preconceito nas aulas de Educação Física e os professores buscaramintervir; d) eles não conhecem metodologias para abordar a questão dadiversidade sexual. Deste modo, concluimos que é necessário investir na formaçãoinicial e continuada dos professores para trabalhar com a diversidade sexual ede gênero.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).