FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DAS LUTAS CORPORAIS

  • Felipe Ferreira Barros Carneiro Universidade Vila Velha Proteoria
  • Carlos Pícoli Universidade Vila Velha
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo Proteoria
Palavras-chave: Artes Marciais, Lutas Marciais, Lutas Esportivas.

Resumo

Este artigo buscou discutir os limites do conceito de lutas corporais, perpassando sobre as lutas marciais e esportivas, propondo o aprimoramento conceitual dessa ideia por meio de uma perspectiva filosófica sob um olhar ontológico e epistemológico. Foi realizada uma pesquisa teórica visando a explicitar e sugerir classificações didático-metodológicas para o ensino das lutas por meio da realização de um estado da arte. Exploraram-se os conceitos de lutas, artes marciais e luta esportiva veiculados na literatura científica. Foram apontados seus limites e possibilidades, culminando em uma ideia propositiva para um conceito geral de lutas corporais para o campo de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Ferreira Barros Carneiro, Universidade Vila Velha Proteoria
Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Ufes. Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). É mestre em Educação Física pelo PPGEF/UFES 2011. É professor da Universidade Vila Velha (UVV). Tem experiência em pesquisa na área de Educação Física, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Física; Análise de produção do Científica; Métodos de ensino dos Esportes.
Carlos Pícoli, Universidade Vila Velha
Graduação em Educação Física pela Universidade Vila Velha (2011).
Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo Proteoria
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é professor do Curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria), Coordenador do PIBID/Educação Física da Ufes e Subcoordenador do Programa de Formação Continuada de Professores e Pedagogas do Ensino Médio da Rede Estadual do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Estágio Supervisionado, Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação, prática de ensino, currículo e avaliação.
Publicado
28-09-2015
Como Citar
Carneiro, F., Pícoli, C., & dos Santos, W. (2015). FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DAS LUTAS CORPORAIS. Pensar a Prática, 18(3). Recuperado de https://revistas.ufg.br/fef/article/view/31311
Seção
Ensaios