ACERCA DA VIOLÊNCIA POR MEIO DO FUTEBOL NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RETRATOS DE UMA PRÁTICA E SEUS DILEMAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.3111Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Pedagogia Crítica, Violência, Futebol, Formação de professores.Resumo
Analisa-se uma experiência pedagógica em Educação Física realizada em escola pública da área urbana de Florianópolis, associada ao estágio supervisionado da formação universitária. Desenvolveu-se, por meio do futebol, a sensibilização dos alunos/as para com as relações de violência que permeavam suas práticas. Descrevemos e analisamos as escolhas didáticas, os acordos e regras adotados, os avanços e fragilidades da experiência. Os resultados suscitam dúvidas quanto à formação de professores ao apontar para a falta de legitimidade da disciplina no espaço pedagógico e questionar os impasses de uma pedagogia que se pretenda crítica: vetores que não se restringem ao âmbito do racional e que impulsionam a prática, a necessidade (e dificuldade) de se ultrapassar o saber-fazer e tomar o corpo em sua multiplicidade como objeto.
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